Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Mata Ciliar no Rio Paranaíba - Minas/Goiás

Na verdade o título desta postagem deveria ser "A falta da Mata Ciliar no Rio Paranaíba - Minas/Goiás" pois a existência da mesma na das cidades de Itumbiara/GO e Araporã/MG é quase que teórica.
A problemática é antiga e a realidade é triste como pode ser visto nas fotos. A área ainda não urbanizada esta localizado do lado mineiro mas sofre todos os anos nas épocas secas com grandes queimadas criminosas que cada vez mais devastam a mata nativa reduzindo ao que se vê na foto abaixo.
Além das queimadas, plantas invasoras tem tomado conta da área que deveria dar lugar a grandes árvores, o que tem ocasionado erosões ao longo da margem. Outra coisa que tem se agravado é o crescimento do plantio de cana-de-açúcar que cada vez se aproxima da margem do rio e não tem respeitado os limites da área de proteção legal.
Também pode-se perceber que existe uma construção em área que na verdade não deveria haver nada além da floresta.

Já do lado goiano, a urbanização tomou conta de toda margem onde deveria ter a mata ciliar dando lugar a famosa avenida Beira Rio da cidade de Itumbiara.
Lembrando que a mata ciliar tem grande importância no ciclo da água, impedindo a erosão da margem e o assoreamento do rio ficando o meu alerta para esse sério problema ambiental.

3 comentários:

  1. Sou paraense e já morei 8 meses nesta linda cidade. Ainda guardo o anseio de um dia retornar para possivelmente morar ai de novo. Contudo é uma pena saber que esta bela cidade esta comentendo este crime contar ela mesma, levando em conta que o rio Parnaíba além de ter uma beleza extraordinária com suas águas frias, é tambem patrimonio do estado. É importante preservar a vegetaçã que ainda resta no entorno do rio e replantar o que ja foi degradado pela ação irresponsável de pessoas que se dizem "cidadãos" itumbiarense. Pensem no tipo de patrimonio que deixaram para seus netos...

    ResponderExcluir
  2. Tente melhorar o português amigo e não generalize. Sou Itumbiarense e ao contrário do que tachou eu sou sim uma pessoa preocupada com que se sucede na cidade. Procure entender melhor as práticas ambientais da cidade e a cabeça dos cidadãos. Generalizações são burras. O Paraná não está entre os estados mais arborizados do Brasil. Lhe faço uma pergunta: Quantas árvores já plantou? Você separa os resíduos sólidos que gera? Pedala em vez de dirigir? Garanto que eu sou bem mais "cidadão" que você!

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos!
    Minha opinião como defensor do meio ambiente e também morador de Itumbiara é que grande parte da cidade se preocupa com as causas ambientais. Programas de reciclagem (até mesmo independestes ao governo) tem surgido! Minha intenção com essa postagem não foi criar intrigas, nem muito menos desmoralizar os cidadãos. Mas não podemos omitir que em certas áreas (como das fotos) a mata ciliar do rio Paranaíba não se encontra devidamente preservada como deveria.

    ResponderExcluir